O cuidado particular com os ingredientes, a dedicação ao trabalho, a simplicidade e a cortesia,
fazem da “La Focacceria Pugliese, uma paragem obrigatória para os amantes da verdadeira pizza italiana.


Tudo surgiu de uma paixão de um italiano (pugliese) Alfredo Giangaspero por uma portuguesa, o que implicou a sua mudança de residência de Itália para Portugal, vindo a criar a “La Focacceria PuglieseR” que é uma marca registada no mercado nacional e um projecto de valorização do património enogastronómico da Puglia, região sudeste da Itália, para a promoção dos produtos típicos da Puglia e da excelência única de alimentos no cenário gastronómico do sul de Itália (salto da bota).


Isto, porque a gastronomia italiana ao longo dos tempos tem-se destacado como um dos sectores alimentares mais significativos e apreciados no mundo. Em Portugal, como em qualquer parte do mundo, os consumidores têm-se vindo a multiplicar de forma exponencial, pois facilmente se consta que uma mão está ocupada com tecnologia, tablet e/ou telemóvel e a outra com comida.


O sector alimentar da restauração italiana é dos que mais cresceram no Mundo nos últimos 60 anos, prevendo-se que continue a exibir uma taxa de crescimento anual elevada durante a próxima década. A zona de Itália, designada Puglia, é uma bela região, rica em história, cultura e tradições.



À sua cozinha pertencem muitas receitas, com uma característica que as distingue de todas as outras regiões, receitas diferentes em relação às estações do ano. Durante a primavera e o verão, são preferidos os vegetais e peixe, enquanto nas outras estações predominam legumes, as pastas caseiras cobertas com molhos diferentes, sozinhas ou combinadas com legumes e peixe. A cozinha pugliese é uma cozinha que se baseia em três pilares essenciais da alimentação, que são: a simplicidade, a originalidade e ser saudável.

O nome da nossa marca “LFP”, tem a ver com uma das especialidades da região que é a Focaccia Pugliese. Este produto, é comercializado em toda a península, pode ser encontrada na maioria dos supermercados.


No entanto, pastas especiais e pizzas são produtos que também comercializamos, dado que se trata de um tipo de refeições das mais consumidas no Mundo.


No que se refere à pizza e tudo o que lhe está agregado, porque a história da pizza começa com o surgimento do pão. Conta a história que perto do ano 1000 aparece na cidade italiana de Nápoli o termo ‘picea’ para indicar um disco de massa assada com vários ingredientes por cima, muito parecido com a pizza consumida hoje. No século XVI, esta a iguaria napolitana era vendida nas ruas e matava a fome principalmente dos mais pobres. Por vários séculos predominaram as pizzas brancas, cuja massa de pão ganhava ingredientes baratos como alho, toucinho, pequenos peixes fritos e o queijo. O manjericão já despontava como o tempero preferido para acompanhar o produto. Mas foi só na primeira metade do século 19 que a pizza incorporou o tomate e se tornou realmente popular na Itália e no mundo. A título de curiosidade, a mais clássica das pizzas é a Margherita, que foi servida em 1889 à rainha Margherita e ao rei Humberto I.


A “LFP” comercializa não só este acepipe apreciado por todos, mas também um conjunto de outros produtos, com origem no Sul de Itália, como já anteriormente citada, da Puglia “calcanhar da bota”, e que vão rechear uma ementa muito rica e variada, desde as Entradas, passando pelas Focaccias, pelas Pizzas Classicas e Pizzas Speciali, com produtos única e exclusivamente importados de Itália e pela pasta, especialmente, a “orecchiette”.